top of page

 APRENDIZ

O IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, tem como principal projeto social a formação e capacitação de jovens para ingresso no mercado de trabalho, como Jovem Aprendiz.

 

Antecedendo a inclusão destes jovens no Mercado de Trabalho, preparamos cuidadosamente, após pesquisa com outras instituições similares, empresários e a sociedade, um curso de capacitação que não visa só a sua formação profissional como também a formação como ser humano, com o objetivo de ampliar a sua boa convivência familiar, na escola e no trabalho. Para tanto, incluímos também além da formação acadêmica, oficinas, workshops, palestras, mesa redondas, com conteúdo de sociabilização, humanização e espiritualidade.

 

“O Jovem só é indicado para o mercado de trabalho, após completar o curso, cujo ingresso é através de processo seletivo e entrevista conjunta com os pais, objetivando o comprometimento dos dois. ”

Durante um semestre de curso, com aulas diárias, o jovem é acompanhado por profissionais que não só os orienta com conteúdos acadêmicos, como também, sobre o valor do sonho e como conquistá-los com dignidade e respeito ao próximo, a importância da responsabilidade, do espírito de equipe, do espírito   de servir e da postura. Ele é ainda acompanhado individualmente pela orientadora educacional, de forma sistêmica e/ou quando apresenta algum tipo de comportamento diferenciado.

Lei do Aprendiz

O Manual da Aprendizagem, editado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem como proposta esclarecer as questões relacionadas à Lei da Aprendizagem e, assim, orientar os empresários a respeito dos procedimentos que devem ser adotados para a contratação de aprendizes.


Regulamentada pelo Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, e com as diretrizes curriculares estabelecidas na Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007, a aprendizagem proporciona a qualificação social e profissional adequada às demandas e diversidades dos adolescentes, em sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, dos jovens, do mundo de trabalho e da sociedade quanto às dimensões ética, cognitiva, social e cultural do aprendiz.

Manual de Aprendizagem

bottom of page