Depoimentos

"Meu nome é Maria Paula, tenho 20 anos, comecei a estudar no IBFC com 15 anos, com o objetivo de me preparar para a primeira oportunidade de trabalho. Após o curso, iniciei como jovem aprendiz em uma empresa que me deu condições maravilhosas de aprendizagem e evolução que é a base do que sou hoje como profissional. Tive a oportunidade de trabalhar na área que me identifiquei e aprimorei. Fiz faculdade e busquei novas oportunidades.

Trabalho como Analista de Recursos

Humanos e carrego muito

forte o que aprendi no IBFC e

focando no que é justo e sincero".

Maria Paula da Silva Ribeiro

(20 anos) 4° Turma

                            "O instituto me surpreendeu bastante por não ser                                                apenas mais um curso de introdução ao mercado                                              de trabalho, mas sim um lugar onde vivi                                                              experiências incríveis. Sempre que lembro do                                           IBFC sinto um misto de saudade, gratidão e amor, como costumávamos dizer na minha turma "IBFC é tudo de bom".
Cercado por professores e funcionários dedicados e maravilhosos, estas pessoas não se preocupavam apenas com o aluno que estava ali em aula, mas, também com o ser humano envolvido, sempre oferecendo excelentes conselhos e ensinamentos. 

No IBFC fiz amizades que carrego comigo, as aulas e os conselhos uso até hoje na minha vida pessoal e profissional, aprendi a ser um cidadão, um profissional dedicado, uma pessoa que se preocupa, mais humana, aprendi a valorizar a família e sobre o poder de sonhar e que todos os sonhos podem se realizar se você se dedicar. 

Sou eternamente grato por tudo que vivenciei no IBFC, se todos os jovens do Brasil pudessem ter essa oportunidade viveríamos em uma sociedade diferente". 

 

              Pedro de Almeida da Cruz (21 anos) 

2° Turma

"Trabalhei na empresa Tintas Famosas como jovem aprendiz, fui efetivado após o término do contrato, trabalhei por um tempo lá, quando surgiu a ideia de comprar um lava-rápido, fiquei com este projeto por 2 anos, quando eu e meu pai decidimos montar um outro negocio, então optamos por montar uma barraca de pastel no Jardim Rosana, 1 ano depois já estávamos montando nossa primeira pastelaria no bairro, depois de algum tempo surgiu a oportunidade de montarmos uma segunda pastelaria no Campo Limpo, e até Agosto de 2018 estaremos inaugurando nossa terceira pastelaria no Taboão da Serra". 

 

 João Victor Santos Teixeira (21 anos) 

3° Turma. 

"Trabalhei na empresa Alta Pressão, também fui efetivada. Me desliguei da empresa porque almejava outros projetos, comecei a cursar faculdade de Arquitetura e Urbanismo, precisei adiar um pouco o meu objetivo para me dedicar a família. 

 O IBFC foi muito importante em nossas vidas, abriu muitas portas profissionalmente, mas também nos mostrou o quanto é importante valorizarmos a família e os amigos. 

 Conheci o João Victor no IBFC, alguns anos depois começamos a namorar e hoje somos casados e temos dois filhos".

 

 Kelly Caroline Oliveira de Paulo (21 anos) 3° Turma. 

"O IBFC foi um curso que me fez ir além em todos os sentidos da minha vida.

 

Por meio dele, ingressei no mercado de trabalho e obtive uma das experiências mais importantes para o meu crescimento pessoal e profissional.

Além disso, me ajudou a ser melhor, me ajudou a enxergar o mundo de outra forma e foi o pontapé para me tornar o que sou hoje. 

Sou eternamente grata por ter feito este curso, por ter aprendido tanto, e por todas as amizades e ensinamentos incríveis que eu trago comigo.

O IBFC foi uma família pra mim, na qual eu chorei, desabafei, me alegrei... Obrigada à todos que fizeram com que algo tão bom como este curso, seja extremamente acessível e de excelente qualidade.

Vocês são luz na vida de muitos jovens que um dia, talvez se encontraram na escuridão e sem saber o que fazer.

Vai muito além de um curso profissionalizante, vai além se tornar um bom profissional".

 

Thaina Bunes de Almeida
(22 anos) - 5° Turma

"Quando me inscrevi no IBFC, não tinha ideia da importância que o curso teria para meu crescimento pessoal e profissional. O instituto superou todas as minhas expectativas, pois, além de me abrir novos horizontes e me capacitar para o mundo do trabalho, me deu a oportunidade de conhecer excelentes profissionais que me proporcionaram uma série de aprendizados, e que me fizeram evoluir como profissional, como cidadã e como ser humano. 

A metodologia moderna e dinâmica contribuiu para que as aulas fossem de extrema qualidade, me dando a oportunidade de absorver e adquirir muito mais conhecimento, que levarei por toda a vida.

Sou grata à equipe do IBFC, que desde o primeiro contato se mostrou atenciosa e disposta a me ajudar sempre que possível, e principalmente, por me conceder a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendi durante os meses de formação".

Leticia Silva Claro (18 anos) 12° Turma

"O IBFC foi uma experiência incrível pra mim e tenho certeza que para muitos outros jovens.

No começo foi um pouco difícil para me incluir e ser participativa durante as aulas, até porquê sempre fui uma pessoa bem retraída quando se trata de ambientes novos, mas conforme o tempo e as aulas eu fui me soltando, tive uma melhora na dicção, melhorei na questão de apresentação em público e é claro que isso eu vou levar para sempre comigo.  O IBFC é isso, ele sabe do seus pontos fortes e também dos seus pontos fracos e nestes pontos fracos a um auxílio imenso para que sejamos sempre profissionais melhores, e acima de tudo, seres humanos melhores. Me lembro que minha timidez afetava até na questão da educação, como por exemplo falar um bom dia ou uma boa tarde e, posso dizer que até nisso  o IBFC me ajudou, em questões como educação, bom senso, empatia, entre outras coisas. O instituto me mostrou o melhor lado do ser humano. Então eu sou extremamente grata, por todo aprendizado que eu pude ter durante esse período de curso.

Gratidão é o sentimento que carrego comigo e o IBFC é o motivo dele".                              


Ana Maria Gomes de Paula Vasconcelo (16 anos) 14° Turma

"Ingressei no IBFC com o objetivo de me preparar para o primeiro emprego, lá encontrei profissionais dedicados que me auxiliaram, dando ensinamentos para vida profissional e pessoal. 

 No curso pude fazer amigos que levarei comigo por muito tempo. Passei momentos maravilhosos que gosto de levar sempre comigo.

É por isso e muitas outras coisas que hoje sou grato ao IBFC".

Lucas Wellington de Souza (17 anos) 13° Turma

"Meu nome é Luana Macedo, tenho 18 anos e fui aluna do IBFC na turma 12.

Posso dizer que o IBFC foi uma grande oportunidade de crescimento profissional, amadurecimento, perda da timidez e desenvolvimento profissional. Foi através dele que tive minha primeira experiência profissional na ESPP, onde decidi minha carreira, onde vejo que tenho a possibilidade de crescer.

O IBFC é uma grande família, onde encontramos amizades verdadeiras, profissionais dispostos a nos ajudar e acompanhar nossa evolução, ajudando no que for necessário, e professores que não ensinam apenas conceitos profissionais, mas também nos ensinam a viver.

Sou muito grata por fazer parte da equipe IBFC".

Luana Cardoso Macedo (18 anos)
 12° Turma

"O IBFC me trouxe uma nova perspectiva de vida, me fez crescer em muitos sentidos, tanto como pessoa, quanto como profissional. Aprendi muito e sei que pude dar um pouco do que eu sabia também, porque é isso o que o IBFC pratica, o conhecimento compartilhado. Aprendi a dar valor e a persistir nos meus sonhos!

Existem muitos sentimentos bons e momentos na qual eu poderia passar horas falando e descrevendo perfeitamente, mas o mais importante de todos é a gratidão, gratidão pelos professores, pelos amigos que fiz e que trago comigo até hoje, pelos lugares que estive e por terem, de alguma forma, me moldado, e feito de mim o que sou hoje". 

                                                         Pamela Santos da Silva
                                                                (23 anos) 3° Turma 

"Meu nome é Larissa, tenho 21 anos e fiz parte do IBFC em 2014.

Quando comecei o curso eu era bem tímida e envergonhada, mas com a ajuda dos professores, da equipe e colegas, essa timidez foi diminuindo. Nunca pensei que eu fosse conseguir falar em público sem gaguejar, mas a cada atividade que fazia no curso o medo de me apresentar foi passando.

Sinto muita falta dos meus professores, amigos e até mesmo das atividades.

Fazer o curso foi uma das melhores coisas que eu já fiz, foi algo surpreendentemente muito bom. Quando comecei fiquei um pouco apreensiva, pois foi a primeira vez que sai da minha zona de conforto, porém com o tempo e as aulas, tudo foi melhorando.

O curso em si é bem diferente, é algo inovador. E as aulas eram incríveis, diferenciadas, e completamente inesperadas.

 Os professores e voluntários não estavam ali só para nos ensinar a sermos profissionais, eles nos ajudaram em tudo o que precisávamos. Encontramos amigos que queriam nos mostrar o melhor caminho a seguir, e o lugar se tornou uma nova casa.

Posso dizer que todas as vezes em que lembro do curso, sinto um misto de sentimentos, como alegria, amor, carinho e saudade.

Ter feito o curso influenciou muito não só na minha vida profissional, mas                   também pessoal. Sou  muito grata por tudo o que me ensinaram e  o               que fizeram por mim".

                                            Larissa Aparecida Caperuzzo Souza Dias (21 anos)
                                                                             7° Turma

"Ouvi falar do IBFC em 2013, mas só comecei o curso de qualificação básica em 2014.

Foi uma experiência incrível, fiz algumas amizades e aprendi que não basta ser um profissional melhor, mas sim, uma pessoa melhor.

Comecei a trabalhar três meses após terminar o curso básico e ingressei no curso de jovem aprendiz. Com o trabalho obtive mais responsabilidade e autonomia. Após 10 meses sai do emprego e do curso para seguir o meu sonho na época de fazer curso técnico em Mecatrônica e sempre que tinha um tempo visitava o IBFC, pois, sentia que tinha um vínculo especial com eles. Após um ano troquei o curso de Mecatrônica pelo de Informática e depois de quatro meses após o término do curso me chamaram pra trabalhar no IBFC  dentro do setor de T.I.. Fiquei muito contente e hoje graças a eles eu faço uma faculdade dentro da área.

Tenho orgulho de fazer parte dessa família  e a gratidão que sinto em relação ao IBFC  é imensurável".

Gabriel Antunes de Andrade
(20 anos) 6° Turma

Meu nome é Fabio Araújo, tenho 17 anos e fui aluno do IBFC na turma 12. Posso dizer com toda certeza que estudar no IBFC foi uma das melhores coisas que me aconteceu, pois foi lá onde não só eu como muitos outros alunos amadureceram, perderam a timidez e se desenvolveram profissionalmente falando. Foi através dele que tive minha primeira experiência profissional na ESPP, onde pretendo crescer profissionalmente. O IBFC é uma família, onde mesmo não sendo o foco encontramos amizades verdadeiras além disso o curso conta com profissionais dispostos a nos ajudar e acompanhar nossa evolução em todas as etapas até durante o período profissional, nos ajudam no que for necessário além disso os professores não ensinam apenas conceitos profissionais, mas também nos ensina a viver. Serei eternamente grato pela oportunidade que o IBFC me deu de além de ser um aluno participar dessa família que o IBFC".

Fabio Araujo Pereira dos Santos 
(18 anos) 12° Turma

"Ingressei no IBFC quando tinha 15 anos, e sinceramente, entrei  achando que seria mais um curso comum,  e me surpreendi. Ao longo do período em que passei no instituto, vivi experiências marcantes e muito necessárias, principalmente para nós jovens. Aprendemos muito uns com os outros e tivemos grandes professores voluntários, que nos ensinaram o que tinham de melhor, como profissionais e como seres humanos, eles me prepararam não só para o mercado de trabalho, mas também á como ter esperança e lutar na sociedade em que vivemos.  Após a qualificação básica, fui contratado pela Viação Pirajuçara, emprego esse que me abriu muitas portas e minha independência financeira. O IBFC mudou o homem que sou hoje, e graças a ele estou atingindo objetivos muito maiores do que eu imaginava.  Só tenho a agradecer e expressar o quão foi gratificante e construtiva minha experiência por lá. É de extrema importância que os jovens de hoje tenham experiências como as minhas e de muitos outros jovens que passaram pelo instituto, pois é dessa forma que construiremos uma sociedade melhor, com jovens capacitados e devidamente orientados, não só como profissionais, mas também como seres humanos".

                                               

 

                                      Vitor Zacarias Guedes de Oliveira                                                                (18 anos) 9° Turma"

Bom, minha experiência no curso foi um tanto incrível no meu ponto de vista. Conheci algumas pessoas que definitivamente vou querer levar para a vida toda, incluindo professores maravilhosos que acabaram por me ensinar algo importante no momento que precisava. O carinho e o profissionalismo de todos os profissionais dentro do instituto para conosco foi algo marcante nesse tempo de quatro meses e meio e fez com que eu me sentisse em uma segunda casa dentro curso.
Parece um tanto utópico falando assim, porém, a experiencia que foi estar naquela sala, para mim, foi essencial para que eu abrisse meus olhos e para me conhecer melhor. Eu tenho que agradecer a todos do Instituto (IBFC), inclusive ao Presidente Sr. Alexandre por proporcionar essa oportunidade para tantos jovens, sendo algo inspirador essa atitude vinda de alguém que passou por muitas dificuldades e ainda assim teve toda a sensibilidade de pensar no próximo".

           Gabriel Medeiros Nascimento
                  (16 anos) 14° Turma

" Posso dizer que ser preparado para o mercado de trabalho, não só como um profissional mas como um cidadão, foi uma das experiências mais marcantes da minha vida, pelo IBFC comecei uma carreira como aprendiz, que foi tão bem vista pelo meu supervisor que hoje sou efetivo na mesma empresa. Aprendi muitas coisas que pretendo levar para a vida, no IBFC aprendi de tudo um pouco, aulas que nunca esquecerei, tivemos ensinamentos como segurança no trabalho, ética e respeito, administração e matérias de exatas, aulas de inglês e sobre investimentos. Fiz amizades que pretendo levar para a vida, gostei muito de cada lição aprendida aqui, e hoje vejo que sou uma pessoa muito melhor do que antes tanto no pessoal quanto no profissional. Foi uma experiência única que sempre levarei comigo, meu muito obrigado a todos os professores e funcionários que me ajudaram e estiveram comigo, me ajudando, brincando, corrigindo e me preparando para o futuro e ao presidente Alexandre por ter fundado esta instituição podendo assim transformar a vida de muitos jovens".        

 

Matheus Emerson da Silva Oliveira

            (18 anos) 10° Turma

"Quando entrei no curso não imaginava a mudança que iria fazer na minha vida, lá me descobri, conheci pessoas que se importavam comigo, fiz amigos que hoje levo para a vida e me descobri profissionalmente. 

  Sou muito grata por tudo que o IBFC me proporcionou foi sem dúvidas foi a melhor fase da minha vida".

   Gratidão defini essa instituição. 

                                       Vitoria Brisa Oliveira
                                       (20 anos) 9° Turma

"O IBFC vai além de um curso de capacitação básica, só tenho elogios para fazer a respeito. 

 Lá aprendi a ser mais paciente, conviver e trabalhar em equipe, perder a timidez de falar em público e tudo isso foi através de atividades e passeios disponibilizados pela instituição. 

 Para o mercado de trabalho esse curso é o mais completo que já pude conhecer, tivemos aulas com professores bem instruídos e muito atenciosos.

O projeto que o IBFC disponibiliza para a sociedade mudou completamente minha vida e espero que mude o de outras pessoas também, o fato de eu estar empregada hoje foi graças a
essa equipe maravilhosa e seus ensinamentos ".

Obrigada à todos!                                    

                                                        Letícia Oliveira Pinto
                                                         (18 anos) 9° Turma

"A capacitação nesse período do processo de formação acrescenta a conhecimentos e aquisição de aprendizagem. Os quais futuramente se tornarão significativos na rotina de trabalho. 

  Com a participação no IBFC (Instituto de Formação e Capacitação) eu aprendi coisas novas, tanto pessoais (tais como controlar minhas emoções, meu comportamento, etc.) como profissionais. 

  Através disso, explorei e expandi minhas experiências com o curso, por meio das diferentes disciplinas vistas, que ofereceram elementos para a minha atuação profissional, já que a realidade do mercado atual exige pessoas cada vez mais qualificadas. 

  No IBFC, foi onde tive várias disciplinas que se enquadram nas tarefas que executo atualmente no meu ambiente de trabalho.

  Desta maneira, é imprescindível afirmar que este curso tem extremo valor e seriedade para mim. Graças a ele, sou apto para o mercado de trabalho. Inclusive, pude mudar o sentido do meu futuro, obtendo clareza e determinação nos meus objetivos e sonhos".

                              

                                           

                                        Luiz Felipe Domingues Correa
                                                   (20 anos) 7° Turma

"Meu nome é Andrearlis, tenho 18 anos, e trabalho na construtora Porte Engenharia e Urbanismo com ajuda do IBFC. Me recordo de quando me inscrevi no curso, foi um amigo meu da turma 10 que me falou a respeito, ele falava superbem do curso, das pessoas que haviam lá, das aulas, dos professores, de tudo. Quando eu entrei, percebi que realmente era tudo aquilo que ele me contava. O IBFC não é só
um curso de introdução ao mercado de trabalho, é muito mais que isso, lá eu aprendi a desenvolver não só meu lado profissional, mas meu lado pessoal também, sempre tinha alguém pra te apoiar, te dar conselhos bons, te ajudar com problemas, e as pessoas que conheci lá, carrego no lado esquerdo do peito ate hoje. Lá é uma verdadeira família.
Hoje olhando pra trás vejo que tive muita sorte em ter acesso a esse programa de jovem aprendiz. E não trocaria por nenhum outro".

 

     Andrearlis Luiz Ferreira Silva
             (18 anos) 11° Turma

                                

"Meu nome é Vitor, sou eterno aluno do IBFC (turma 10). Conheci o instituto por acaso e como na época estava procurando emprego decidi me inscrever. Assim, pensando que seria apenas um curso que me ensinaria a me portar diante de uma entrevista, fazer um currículo, fui para a primeira aula no IBFC, logo na recepção dos novos alunos encontrei pessoas educadas, atenciosas e que estavam ali para nos receber da melhor forma possível e durante o curso entendi que aquele instituto não se preocupava apenas em preparar jovens para o primeiro emprego, mas sim prepara-los para a vida. Aqui eu aprendi não só a preparar um currículo ou me portar no ambiente corporativo mas também a ter empatia, me preocupar com os outros, ser um cidadão.
   Hoje, estou com 19 anos e recém aprovado no curso dos meus sonhos (MEDICINA), e tenho orgulho de dizer que sou grato ao IBFC por ter contribuído na minha formação e me incentivado a não desistir dos meus sonhos. Obrigado!".

 

     Vitor Miguel R. S. Santos
          (19 anos) 10° Turma

                                

"Meu nome é Caio Cesar hoje tenho 21 anos e sou auxiliar de lider operacional em uma logística, fui da turma do 2° semestre de 2013 quando iniciei o curso tinha 16 anos, é, realmente faz muito tempo e mesmo assim levo recordações muito boas desse ambiente. O curso de formação durou 4 meses e meio, e é desses meses que quero falar um pouco mas antes quero que saibam o que é o ibfc pra mim, bom o ibfc foi uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, com a parte de formação obtive aulas que me incentivaram a ser uma pessoa melhor e procurar o melhor pra mim , me prepararam, me incentivaram   e me iniciaram no mercado de trabalho. com apenas 2 meses de finalização de curso me indicaram para uma entrevista na qual passei de primeira e trabalhei em uma lavanderia industrial na época chamada de alta pressão lavanderia ind e desde então comecei a frequentar o curso de capacitação que me mostraram como ser um funcionário capacitado para enfrentar qualquer  obstáculo, claro tínhamos o acompanhamento atento do Instituto através de um diário de bordo la a gente descrevia como foi nossa semana de trabalho nossos problemas e então nos chamavam para conversar e procurar uma maneira melhor de soluciona-los  e seguir como um funcionário exemplar no instituto fiz amigos amigos esses que visito ate hoje no instituto la foi meu inicio de tudo e sou grato pela oportunidade que me concederam de estar naquele local de aprender e me iniciar no mercado de trabalho se sou quem sou e estou na posição que estou hoje devo isso a dedicação de cada um dos funcionários que la estão, obrigado a todos principalmente ao senhor Alexandre por abrir as portas para todos esses jovens".

 

     

              Caio César L. Dias
             (21 anos) 5° Turma

                                

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação

Taboão da Serra - SP

2018 © IBFC - Todos os direitos reservado

Tel: (11) 4786-3422

Dias úteis das 9h às 17h

aprendiz@ibfc.org.br